20.5 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Observatório alerta para impacto do encerramento de hospitais em Cabo Delgado

+ Recentes

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

O OBSERVATÓRIO do Cidadão para Saúde (OCS), uma ONG nacional, alertou ontem para a vulnerabilidade das pessoas devido ao encerramento de 37 unidades de saúde nos distritos afectados pela violência armada em Cabo Delgado.

O encerramento de 37 unidades sanitárias em Cabo Delgado agrava a situação de milhares de habitantes, segundo uma nota da OCS distribuída à comunicação social. A capital provincial, Pemba, tem sido o principal refúgio para as pessoas que procuraram abrigo e segurança, mas há quem prefira fugir para outros lugares, incluindo Nampula.

Para o OCS, o Governo deve rapidamente tomar medidas para travar o conflito, evitando que “décadas de progresso em relação à expansão e acesso aos serviços de Saúde” sejam afectados.

“Se, por um lado, um grupo de cidadãos perde a vida por não ter conseguido escapar dos ataques perpetrados pelos rebeldes, por outro lado, aqueles que sobrevivem correm o risco de perder a vida por falta de acesso ao sistema de Saúde”, afirma o OCS, observando que é também “importante salvaguardar a integridade dos profissionais de Saúde, para melhor servirem as populações vítimas de conflito e doenças”.

Cabo Delgado é a segunda província que regista maior número de casos activos de infecção pelo novo coronavírus, 203 infectados, depois de Nampula, com 239.

A cidade de Pemba é o segundo ponto declarado como de transmissão comunitária do novo coronavírus, a 21 de Junho, na sequência da rápida evolução do número de infecções.

- Publicidade-spot_img

Destaques