Sábado, 27 Abril, 2024
Início » CHIBUTO: Produtores de castanha encaixam mais de 76 milhões

CHIBUTO: Produtores de castanha encaixam mais de 76 milhões

Por Juma Capela
129 Visualizações

OS PRODUTORES do sector familiar, no distrito de Chibuto, em Gaza, encaixaram, em pouco mais de três meses, mais de 76 milhões de meticais, da comercialização de 2.178,5 toneladas de castanha de caju, das 3.200 previstas, até ao próximo mês de Março.

O administrador do distrito de Chibuto, Sérgio Moiane, manifestou optimismo quanto ao sucesso da campanha, com mais ganhos para as famílias, porquanto há boas perspectivas para alcançar a meta prevista.

Este ano a castanha de caju está a ser comercializada a 35 meticais, valor considerado aceitável pelos produtores.

A Mozagri, uma das empresas que opera na cadeia de comercialização da castanha de caju na província, tem se evidenciado no processo de compra.

banner

Falando ao “Notícias”, no âmbito da avaliação do desempenho económico de Chibuto, no ano passado, Moiane disse que a produção global do distrito de Chibuto, foi de oito mil milhões de meticais, contra nove mil milhões de 2022.

Acrescentou que os sectores que mais contribuíram para tal foram a agricultura, comércio a retalho e pesca.

O distrito de Chibuto poderá iniciar, a partir do presente ano, as operações de exportação de areias pesadas, para o mercado internacional, facto que se espera que dinamize a economia local.

Escassez de ração preocupa aquacultores

O GOVERNO do distrito de Chókwè, em Gaza, queixa-se da falta de capacidade local de fabrico de ração para alimentação do peixe em cativeiro, em particular a “Tilápia”, que está a condicionar o aumento dos índices de produção e produtividade.

O administrador local, Eceu Muianga, apelou aos empresários do sector do agro-processamento, a investirem na produção de ração, por se tratar de um negócio que promete retorno financeiro.

Segundo Muianga, actualmente o distrito produz, em média, 20 toneladas de “Tilápia” por mês, quantidade que, de acordo com o governante, pode ser superada, olhando para as potencialidades existentes.

O distrito, considerado um dos maiores…

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia