25.5 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Saúde em alerta face à subida da positividade

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

O MINISTÉRIO da Saúde (MISAU) está em alerta face ao aumento de casos e da taxa de positividade da Covid-19, com maior incidência nas províncias de Maputo e Tete.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde (INS) decorre uma investigação para identificar as situações de risco por detrás da subida dos indicadores e sua conexão epidemiológica.

O director de Inquéritos no INS, Sérgio Chicumbe, disse que o reforço da vigilância dos casos de infecção respiratória, o movimento migratório e repatriamentos da África do Sul podem ter concorrido para a subida da taxa de positividade na última semana.

Na habitual conferência de imprensa de actualização de dados da Covi-19, Chicumbe afirmou que o sector da Saúde está preocupado com o fenómeno e as autoridades sanitárias provinciais estão a investigar os casos.

Sobre a circulação de novas estirpes do novo coronavírus, revelou que os resultados das amostras enviadas para a vizinha África do Sul no âmbito da vigilância genómica deverão ser conhecidos nos próximos dias.

Alertou que a Zâmbia e eSwatini estão a registar aumento notável do número de casos por milhão de habitantes, podendo declarar oficialmente a entrada da terceira vaga de transmissão da Covid-19.

Por seu turno, a directora nacional adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe, garantiu que as autoridades têm vindo a reforçar as medidas preventivas para atrasar a eclosão de uma terceira vaga da doença.

- Publicidade-spot_img

Destaques