Sábado, 27 Abril, 2024
Início » Cá da Terra: Nostalgia

Cá da Terra: Nostalgia

Por admin-sn
319 Visualizações

A VELHA loja do meu bairro, já não “respira” o mesmo alento de outrora. Só lhe resta o nome de outros tempos, que dá essência e história a um lugar mítico para a população local.

Noutros tempos ela se erguia ali como a principal fonte das provisões. Hoje em dia são os contentores que rivalizam entre si, mesmo de tanto se questionar a qualidade do que é entregue como produto final.

A existência da velha loja está a ser massacrada pelas marcas da modernidade.

Os moradores do bairro, os mais velhos, ainda não se esqueceram das aventuras da velha loja, mas os mais novos só sabem que o contentor é que está a dar, contanto que a oferta é mais diversificada.

banner

A quantidade dos lojistas abastecedores era bem grande que tinham de tudo, chapas de zinco, vinho, pão, farinha, açúcar, lenha e carvão, que cabia muito bem para resolver a tristeza da família. Ali também podiam ser encontradas vassouras; materiais de construção como cimento, martelo, arame, parafusos e etc.

Agora só ficaram de memória alguns nomes como Vieira, Bela Rosa, Beira Mar, Diamantino, Ximadjane, Tijuca, entre outras.

O pão, ainda fresquinho, do Serrano ou do Edgar só tinham espaço na sacola de pano e não nos plásticos de hoje.

Alguns dos produtos, sobretudo os frescos, eram trazidos directamente da machamba, isto é directo do produtor para o consumidor.

Foram locais de referência da comunidade que até hoje são lembrados pelos nomes dos proprietários.

Havia a liberdade de anotar no caderno, o que é tão raro nos dias de hoje que o “vale” é apenas de bebida. O sistema funcionava tão bem porque o lojista conhecia bem os seus clientes, por isso nunca havia problemas. Estava cheio de gente honesta por isso não havia como haver problemas. O que valia mais era a confiança e a palavra.

O lojista se parecia mais como um membro da família de todos os seus clientes. De comerciante não tinha quase nada, mas era ele quem garantia e aprovisionava.

O cheiro a especiarias marcava de forma distinta as lojas dos comerciantes indianos que vieram ocupar o espaço um pouco mais tarde.

Por causa do vinho e da cachaça, algumas destas eram locais de encontro dos mais velhos, onde a vizinhança punha o papo em dia e cimentava relações. Discutia-se de tudo, mas a política e o futebol dominavam.

Para além das lojas, também desapareceram os quintais com hortas e capoeira lá no fundo.

A madrugada era marcada pelo cacarejar das galinhas que hoje são a cobiça dos amigos do alheio que não falta a vontade de o dono fechá-la dentro de casa. A capoeira atrai e dormimos com o medo de nos assaltarem, de nos raptarem os filhos e os familiares.

Hoje vivemos permanentemente em alerta e com inúmeros medos. É o nosso brilho o que mais nos assusta.

É comum, quando crianças, termos medo. Mas temos medo porque temos a consciência de perigo que a vida adulta empresta.

Se quando criança não via filmes de terror  hoje nos deparamos com o terror estampado em todo lugar, naqueles que sofrem por abandonarem a sua vida, as suas casas.

Sentir medo faz-nos recordar que temos vida e que um dia chega a nossa hora de partir.

Artigos que também podes gostar

6 comments

Δωρεν λογαριασμ Binance 18 de Abril, 2024 - 8:40

Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

Reply
Zaregistrujte sa a získajte 100 USDT 19 de Abril, 2024 - 4:55

Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Reply
Criar conta pessoal 21 de Abril, 2024 - 13:27

I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

Reply
Binance Pagpaparehistro 21 de Abril, 2024 - 21:55

I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

Reply
Zaregistrujte sa a získajte 100 USDT 25 de Abril, 2024 - 9:53

Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Reply
binance Anmeldung 27 de Abril, 2024 - 13:22

Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia