Domingo, 28 Abril, 2024
Início » CNE EXORTA À AFLUÊNCIA: Arranca hoje no país recenseamento eleitoral

CNE EXORTA À AFLUÊNCIA: Arranca hoje no país recenseamento eleitoral

Por admin-sn
124 Visualizações

TEM início hoje, em todo o território nacional, a campanha de recenseamento, com vista as eleições gerais – presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais – convocadas para o dia 9 de Outubro.

A propósito do acto, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) fez ontem uma exortação, convidando a todos os cidadãos com 18 anos de idade completos ou a completar à data da realização do escrutínio, no sentido de se inscreverem nos postos de recenseamento mais próximos das suas residências, a fim de garantir o direito de eleger ou ser eleitos.

O recenseamento eleitoral terá a duração de 45 dias. Para a sua realização foram constituídas brigadas fixas e outras móveis que irão cobrir determinadas áreas, reduzindo assim a distância entre a residência e o posto de registo.

“Apelamos para que se façam presentes aos postos logo no início como forma de evitar constrangimentos nos últimos dias do processo”, apelou o presidente da CNE, Carlos Matsinhe.

banner

Explicou que o sucesso do recenseamento depende do envolvimento das forças políticas, actores principais e instrumentos fundamentais para a participação democrática dos cidadãos na governação do país, associações cívicas, meios de comunicação social e a sociedade civil, em geral.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia