Sábado, 27 Abril, 2024
Início » COM MARINHAS DA TANZANIA E ÍNDIA: Moçambique participa em exercícios militares

COM MARINHAS DA TANZANIA E ÍNDIA: Moçambique participa em exercícios militares

Por admin-sn
122 Visualizações

A MARINHA de Guerra de Moçambique está a realizar exercícios militares desde quinta-feira passada ao largo da Costa Sudeste de África, em conjunto com a Tanzania e a Índia, com vista a reforçar a segurança contra incursões de piratas.

O exercício Tri-Lateral (Trilat), segundo a plataforma sul-africana DefenceWeb, termina amanhã e envolve dois navios da Marinha indiana, o navio de treino de cadetes INS Tir (A86) e o navio-patrulha da classe Sukanya INS Sujata (P56).

O exercício surge após sequestro, terça-feira da semana passada, de um navio mercante baptizado “Abdullah”, que zarpou da capital moçambicana com destino à cidade de Al Hamriyah, nos Emirados Árabes Unidos, transportando 58.000 toneladas de carvão. A primeira edição do exercício IMT Trilat foi realizada em Outubro de 2022, com a participação da fragata INS Tarkash (F50) em exercício com as marinhas de guerra da Tanzania e Moçambique.

A actual edição do exercício consiste em duas fases. No âmbito da fase portuária, agendada de 21 a 24 de Março, os navios Tir e Sujata interagiram com as respectivas marinhas nos portos de Zanzibar (Tanzania) e Maputo (Moçambique).

banner

Esta fase começou com uma conferência de planificação, seguida de actividades de treino portuário conjuntas, tais como controlo de avarias, combate a incêndios, operações de busca e captura, palestras médicas, transferência de feridos e operações de mergulho.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia