28.1 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Cooperação Portugal-Moçambique prevê estímulo pós-pandemia

+ Recentes

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

Aprovadas em definitivo L...

O SECRETÁRIO de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português, Francisco André, disse segunda-feira (05) que o Programa Estratégico de Cooperação 2022-2026 com Moçambique vai centrar-se no “estímulo” à recuperação pós-pandemia, dando expressão ao “excelente relacionamento” bilateral.

Francisco André apontou as prioridades do próximo acordo-quadro de cooperação entre Moçambiquee Portugal, numa declaração que leu à imprensa, após um encontro com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicano, Manuel Gonçalves.

As relações entre os dois países passarão pelo “combate a esta pandemia de Covid-19 e também no estímulo que aí será necessário para a recuperação” do impacto da pandemia, disse.

Francisco André apontou a educação, saúde, justiça e desenvolvimento humano como domínios que vão merecer atenção especial no Programa Estratégico de Cooperação 2022-2026.

O programa deverá ser assinado na cimeira bilateral a decorrer até final deste ano, em data e lugar ainda por definir, acrescentou o governante, citado pela Lusa.

“Esperamos que a cimeira tenha resultados concretos, sobretudo que tenha resultados que sejam ambiciosos e de interesse comum aos dois países”, declarou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Francisco André termina esta terça-feira (06) uma visita de quatro dias a Moçambique.

- Publicidade-spot_img

Destaques