Home Política CORRUPÇÃO NA ...

CORRUPÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Ministro exige punição exemplar aos prevaricadores

699

O MINISTRO da Saúde, Armindo Tiago, defende punição exemplar e em tempo útil de todos os servidores públicos envolvidos em actos de corrupção. Tiago falava ontem na Beira, província de Sofala, nas cerimónias centrais de comemoração do Dia Internacional de Luta contra a Corrupção, este ano assinalado sob o lema “Seu Direito, Seu Papel: Diga não à Corrupção”.

Segundo o governante, para inverter o quadro negro da corrupção no país, é necessário conformar a atitude dos servidores públicos, intensificando acções de prevenção. Para ilustrar a preocupação com relação ao problema, Armindo Tiago referiu que pelo menos 191 funcionários foram expulsos da Administração Pública no I semestre do presente ano, em todo o país, provado o seu envolvimento directo em actos de corrupção.

No período em referência, de acordo com os dados avançados pelo dirigente, foram elaborados 784 processos disciplinares que culminaram com 104 demissões, 97 despromoções, 88 multas e 132 repreensões públicas, para além de 109 advertências.

Relativamente ao sector privado, Armindo Tiago destacou a necessidade do seguimento de mecanismos que garantam a boa governação corporativa, abstendo-se do envolvimento dos empresários em práticas corruptas, sobretudo no domínio das contratações de empreitadas de obras públicas, prestação de serviços públicos e de concessão de serviços públicos.

Respondendo a este apelo do ministro, o representante da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Ricardo Cunhaque, defendeu a necessidade de se travar um combate acérrimo contra a corrupção activa e passiva. Segundo afirmou, os empresários devem instruir os seus subcontratados, nomeadamente motoristas de transportes colectivos de passageiros, contabilistas, advogados, entre outros, no sentido de rejeitarem práticas corruptas.

O Dia Internacional de Luta contra a Corrupção foi celebrado um pouco por todo o país com apelos ao combate cerrado contra a corrupção, fenómeno que desencoraja investimentos, atrasando, deste modo, o almejado desenvolvimento do país.

Entretanto, no Niassa, o Secretário de Estado, Dinis Vilankulo, anunciou a instalação do gabinete de combate à corrupção próximo ano a nível da província.