25.9 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Páscoa: Papa Francisco fala do conflito em Cabo Delgado

+ Recentes

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

BACIAS DO SAVE E ANGOCHE:...

Em construção dezanove mi...

O PAPA Francisco lembrou, ontem (04) domingo de Páscoa, a população “vítima do terrorismo” a Vila Sede de Palma, província de Cabo Delgado, durante a sua mensagem de Páscoa.

“Que a força do Ressuscitado [Cristo] apoie as populações africanas que vêm o seu futuro comprometido pela violência interna e pelo terrorismo internacional, especialmente no Sahel e na Nigéria, bem como na região de Tigray e Cabo Delgado”, afirmou o Sumo Pontífice, apelando a que “continuem os esforços para encontrar soluções pacíficas para os conflitos, respeitando os direitos humanos e a sacralidade da vida”.

As palavras do Papa assumem especial significado numa altura em que a região de Cabo Delgado enfrenta aquele que é considerado como um dos piores ataques dos grupos jihadistas islâmicos desde o início do conflito na região, em 2017. Há quase duas semanas, recorde-se, centenas de militantes fortemente armados tomaram a vila de Palma, matando dezenas de civis e colocando milhares de pessoas em fuga, agravando ainda mais a crise humanitária na região.
O sofrimento da população local foi também reconhecido ontem pelo Arcebispo de Maputo, Francisco Chimoio, na sua mensagem de Páscoa, em que apelou à solidariedade dos moçambicanos e dos países vizinhos para com as vítimas da violência na região.
BUSCAS POR POPULAÇÃO DISPERSA

As forças moçambicanas estão a recolher centenas de pessoas que foram dispersas pelo ataque jihadista contra Palma e estão a levá-las para Quitunda, na península de Afungi, onde já se encontram milhares de deslocados.

A zona de Quitunda e o estaleiro da Total continuavam ontem seguros, apesar de se encontrarem a apenas seis quilómetros de Palma, onde prosseguem os combates.

Segundo a ONU, pelo menos 23 mil pessoas encontram-se refugiadas em Quitunda, a aguardar transferência para Pemba.

- Publicidade-spot_img

Destaques