23.7 C
Maputo
Segunda-feira, 26 - Setembro, 2022

Sete doenças transmitidas pela água das chuvas e estagnadas

+ Recentes

A CHUVA e as enchentes podem transmitir doenças como micose, hepatite e leptospirose, já que os agentes infecciosos conseguem espalhar-se mais facilmente. Por isso, deve-se evitar entrar em contacto com a água, especialmente durante períodos chuvosos.

No entanto, se for muito necessário entrar em contacto com esse tipo de água, para limpar a casa ou recuperar objectos, é necessário calçar botas de plástico impermeáveis ou, em alternativa, cobrir mãos e pés com dois ou três sacos plásticos, um por cima do outro, e prendê-los no punho e no calcanhar com uma fita adesiva resistente.

A chuva e as enchentes podem ainda levar à proliferação do mosquito e para se proteger deve-se usar um repelente diariamente e nunca deixar água parada, para evitar a proliferação do mosquito. As doenças transmitidas pela água da chuva ou de enchente são mais frequentes em locais que não possuem muito saneamento, o que favorece a presença de vírus, bactérias, parasitas e animais que podem ser transportadores desses microrganismos.

Leia mais…

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
- Publicidade-spot_img

Destaques