Domingo, 28 Abril, 2024
Início » Apreendida meia tonelada de drogas diversas

Apreendida meia tonelada de drogas diversas

Por admin-sn
82 Visualizações

CERCA de meia tonelada de drogas consideradas perigosas foi apreendida nos primeiros três meses deste ano, na província de Inhambane, nos distritos de Govuro, Inhassoro e Vilankulo, tidos como os principais locais de passagem de estupefacientes, nomeadamente cocaína, mentafetamina, heroína e “cannabis sativa”.

 Trezentos e trinta e três quilogramas de metanfetamina foram apreendidas em Vilankulo e 108 em Inhassoro, sendo que a primeira quantidade tinha como destino a província de Maputo e a segunda o distrito da Macia, em Gaza, o que resultou na detenção de três moçambicanos e igual número de tanzanianos, indiciados de posse ilegal de estupefacientes.

A  província é considerada, por organismos internacionais, como uma das principais rotas de tráfico de drogas provenientes da Ásia.

Relacionado com estes e outros casos, deram entrada nos tribunais da província, nos últimos cinco anos, 348 processos de tráfico e consumo de drogas, resultando na condenação de 409 arguidos e absolvição de 32.

banner

O procurador-chefe provincial, Nazimo Mussa, denunciou na abertura do Ano Judicial que Inhambane tem sido usada por grupos criminosos para o trânsito de drogas por via marítima, devido à sua localização geográfica e extensão territorial.

Na ocasião, defendeu a importância de o Ministério Público, titular da acção penal e defensor do direito público, aprimorar a sua intervenção, promovendo, sempre que se justificar, a perda de objectos, valores ou bens, direitos ou vantagens usados na prática destes crimes ou resultados da sua prática a favor do Estado, visando enfraquecer os criminosos e desencorajar a actividade.

Defendeu ainda que o reforço do papel do judiciário no combate ao tráfico de drogas deve-se reflectir sobre algumas medidas de coação previstas na lei, como o Termo de Identidade e Residência e caução que várias vezes são promovidos pelo Ministério Público e aplicados pelos tribunais de forma leviana e irresponsável, criando constrangimentos na instrução dos processos, permitindo a fuga dos suspeitos e dificultando a responsabilização dos agentes do crime.

Esta situação cria uma imagem ou ideia de que os…

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia