Sábado, 27 Abril, 2024
Início » DIA MUNDIAL DA POESIA: Artistas escrevem cantam e debatem

DIA MUNDIAL DA POESIA: Artistas escrevem cantam e debatem

Por admin-sn
78 Visualizações

SARAUS culturais, lançamento de livros e debates sobre a arte de construir poemas e a sua importância para a humanidade são algumas actividades que marcam a celebração, hoje, do Dia Mundial da Poesia.

A data é assinalada anualmente para salientar a relevância da poesia como uma manifestação artística comum no planeta e serve, igualmente, para destacar a criatividade, pluralidade linguística e cultural, bem como para promover o ensino e declamação da poesia.

© Féling Capela

A data, consagrada na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, França, em 1999, não passará em branco, estando programadas diversas iniciativas em todo o país.

Neste sentido, a Associação Provincial dos Poetas de Tete (APPT), em coordenação com o sector da cultura provincial, realiza um sarau cultural com uma programação que envolve manifestações artísticas ligadas à poesia.

banner

A celebração é intitulada “Festa de Poesia: Os murmúrios da alma” e nela está prevista uma conversa sobre o nascimento da poesia, bem como uma feira de gastronomia, literatura, artes visuais e moda.

© Féling Capela

Ainda no centro do país, Timóteo Papel lança este sábado, no Centro Cultural Bons Sinais, em Quelimane, o livro “Deixa-me Escrever-te”, no âmbito das comemorações desta efeméride e da cerimónia de abertura do ano cultural do governo da Zambézia.

“Deixa-me Escrever-te” é, segundo o autor, uma obra para comungar “a sacralidade do amor num recorte lúdico e potente no universo de uma realidade que, por vezes, é tão árida, inóspita, fazendo ressurgir, até mesmo aos olhos mais cépticos, a existência de afectos que soariam inatingíveis em determinadas circunstâncias”.

© Féling Capela

O livro, acrescenta Timóteo Papel, conduz o leitor aos detalhes despercebidos do quotidiano, com os momentos e delicadezas que não se revelam aos olhos enevoados pela rotina.

© Féling Capela
© Féling Capela
© Féling Capela

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia