20 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

Editorial

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

OS ataques terroristas à província de Nampula chamam-nos atenção para a necessidade de todos nós redobrarmos, como moçambicanos, a vigilância a fim de se estancar este mal protagonizado por indivíduos, agrupados num movimento sem causa, senão espalhar terror, gerar insegurança e travar o desenvolvimento do país.

Depois da experiência de Cabo Delgado, onde estão a ser perseguidos pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS), é imperioso que não se deixe esta “cobra” crescer na província de Nampula, de onde pode escapar para mais outros pontos do país e com consequências também sob ponto de vista económico. Nampula tem um grande potencial na área agrícola. É quase celeiro do país. É nesta província onde se produz a maior parte da castanha de caju, algodão, mandioca, feijão, milho, para não falar da piscicultura. Esta é igualmente uma região que proporciona um turismo de qualidade, que poderá atingir outros níveis quando o aeroporto de Nacala, um dos modernos do continente, funcionar em pleno. É por estas e outras razões que o alerta tem de ser máximo. 

Tem sido nossa posição que este fenómeno, que teve como porta de entrada a província de Cabo Delgado, vem de fora. Ao mesmo tempo, assumimos que em solo pátrio encontrou, infelizmente, terreno fértil, devido à pobreza e factores identitários como a religião, evocada pelos seus líderes para ganharem militantes e engrossarem as fileiras.

Foto: J.Capela

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques