129 ANOS DA BATALHA DE MARRACUENE: Trinta mil pessoas no “Gwaza Muthini”

© Arquivo

MAIS de trinta mil pessoas são esperadas nas festividades, hoje, dos 129 anos da Batalha de Marracuene, mais conhecida como “Gwaza Muthini”.

Esta é a expectativa do Governo de Marracuene, na província de Maputo, baseada em dados dos anos anteriores. “Esperamos atingir mais de 30 mil espectadores. Quanto aos artistas, estamos a fazer um levantamento.

No primeiro palco teremos uma média de 20 e no segundo quinze”, disse ao “Notícias” Justino Cuna, director distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.

“Gwaza Muthini” foi um combate travado a 2 de Fevereiro de 1895, em Marracuene, entre as forças rongas comandadas por Zixaxa e os soldados portugueses do major Alfredo Augusto Caldas Xavier, no âmbito da resistência à ocupação colonial.

Related posts

Dois detidos por suposto furto de 117 pneus em Tete

Lixo plástico transformado em vaso sanitário na Manhiça

“KUGOMA” revisita José Cardoso em workshop de crítica de cinema