O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo condenou ontem Elídio Changamo a 17 anos de prisão por roubo agravado e tentativa de roubo agravado, crimes praticados com recurso a perfis falsos nas redes sociais para atrair as vítimas.
A decisão foi proferida pela juíza Ivandra Uamusse, da 10.ª Secção Criminal, onde para além de Elídio Changamo foi também condenada Júlia Tembe a 15 anos de prisão pelos mesmos crimes, enquanto Rosa Tembe deverá cumprir quatro anos por tentativa de roubo agravado.
Segundo a sentença, Elídio utilizava perfis falsos no Facebook e WhatsApp para estabelecer contactos com mulheres, através de propostas de negócio ou conversas de natureza amorosa, antes de marcar encontros em locais previamente escolhidos.
Num dos casos, ocorrido a 31 de Outubro de 2025, a vítima Edna Mondlane deslocou-se ao Bairro George Dimitrov, vulgo Benfica, depois de estabelecer contacto com o arguido, interessado na aquisição de cabelos e produtos de decoração anunciados numa conta do Facebook.
De acordo com a decisão, Júlia e Rosa receberam a vítima e conduziram-na até determinado local, onde, já no interior da viatura, foi atacada. Uma das arguidas apertou-lhe o pescoço, enquanto a outra preparava fita adesiva e empunhava uma faca, com intenção de se apoderarem dos seus bens.
A vítima resistiu, pediu socorro e populares acorreram ao local. Rosa foi detida e posteriormente as autoridades localizaram Elídio e Júlia. A subtracção não chegou a concretizar-se devido à resistência da ofendida e à intervenção de terceiros. Na sequência do confronto a roupa da vítima ficou rasgada e a viatura sofreu danos avaliados em três mil meticais.
Foto: Arquivo


