Domingo, 28 Abril, 2024
Início » Seis mil mulheres operadas à fístula

Seis mil mulheres operadas à fístula

Por Jornal Notícias
104 Visualizações

CERCA de seis mil mulheres serão submetidas a cirurgias de correcção da fístula obstétrica, mercê do desembolso, pelo Governo da França, de 600 mil euros (41 milhões de meticais) destinados à melhoria dos cuidados de saúde em Manica e Niassa.

O projecto, elaborado a pedido dos ministérios do Género e Acção Social (MGCAS) e da Saúde (MISAU), conta ainda com apoio do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).

O montante deverá ser desembolsado a partir de Abril próximo e a implementação da actividades terá a duração de dois anos.

Segundo Elsa Bernardo, adida de Cooperação na Embaixada da França e ponto focal da área de igualdade do género e projectos de desenvolvimento, o projecto focaliza as intervenções na prevenção, tratamento e apoio psico-social às mulheres com fístula. 

banner

“A primeira componente tem a ver com a prevenção nas comunidades onde, em parceria com organizações feministas, pretendemos reduzir os índices de uniões prematuras e gravidezes precoces, problemas que levam a estas lesões”, disse. 

Anotou estarem previstas formações para os técnicos das unidades sanitárias dos distritos para detecção de casos que poderiam originar a doença.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia