Sábado, 27 Abril, 2024
Início » Antigo Presidente da Tanzania Ali Hassan Mwinyi morre aos 98 anos

Antigo Presidente da Tanzania Ali Hassan Mwinyi morre aos 98 anos

Por admin-sn
100 Visualizações

Morreu ontem aos 98 anos o antigo Presidente da Tanzania, Ali Hassan Mwinyi, personalidade
que reformou e introduziu a democracia multipartidária neste país da África Oriental,

“É com tristeza que anuncio a sua morte”, declarou a Presidente Samia Suluhu Hassan, acrescentando que o antigo Chefe do Estado estava a ser tratado de um cancro do pulmão.
Mwinyi tinha sido hospitalizado em Londres em Novembro de 2023, antes de regressar a Dar-Es-Salaam para prosseguir com os cuidados” acrescentou a Presidente tanzaniana.

Segundo escreve a Lusa, o país vai observar sete dias de luto, com as bandeiras nacionais hasteadas a meia haste.

Escolhido pelo herói da independência, Julius Nyerere, para lhe suceder em 1985, Mwinyi, foi considerado um líder tímido quando chegou ao poder.

banner

Abriu o país às importações e levantou as restrições à criação de empresas privadas, o que lhe valeu a alcunha de “Mzee Rukhsa” (“Senhor Permissão” em suahili).
Nascido em 08 de Maio de 1925 na antiga colónia britânica conhecida como Tanganyika, Mwinyi mudou-se para Zanzibar para estudar o Islão.

O seu pai esperava que ele se tornasse um líder espiritual, mas o jovem Mwinyi dedicou-se ao ensino, antes de entrar na política na década de 1960, após a libertação do Tanganyika.

Após a fusão, em 1964, do Tanganyika independente com Zanzibar para formar a Tanzania, subiu na hierarquia até se tornar embaixador no Egipto e ministro da Saúde, dos Assuntos Internos e dos Recursos Naturais durante a década de 1970 e o início da década de 1980.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia