Início » Onda de pânico leva a cinco linchamentos em Cabo Delgado

Onda de pânico leva a cinco linchamentos em Cabo Delgado

Por Jornal Notícias
A+A-
Reiniciar

A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Cabo Delgado confirmou a morte de cinco pessoas por linchamento, no contexto de um surto de pânico colectivo associado a alegações infundadas sobre extracção de órgãos genitais.
Segundo o comandante provincial da PRM, Assane Nyito, os incidentes tiveram início no dia 18 do corrente mês, tendo sido registados pelo menos 17 casos em distritos como Mocímboa da Praia, Palma, Pemba, Metuge, Chiúre, Muidumbe, Ibo, Montepuez e Macomia.
As mortes ocorreram nos distritos de Mocímboa da Praia, Ancuabe, Metuge e Montepuez. A corporação indica que forças operativas estão no terreno para conter a desordem e travar a disseminação de boatos que têm alimentado a violência.
Paralelamente, o sector da Saúde desmente as alegações. O director dos Serviços Provinciais de Saúde, Edson Fernando, afirmou que não há qualquer evidência clínica que sustente os rumores. Cinco pessoas foram assistidas nas unidades sanitárias quatro no Hospital Provincial de Pemba e uma em Mocímboa da Praia, sem sinais de alterações anatómicas.
No total, 24 vítimas de agressões físicas deram entrada nas unidades sanitárias, incluindo quatro óbitos e dois casos graves que permanecem internados.
As autoridades reforçam o apelo à população para evitar a propagação de informações falsas, alertando que a desinformação continua a provocar mortes e a comprometer a ordem pública na província.

Leia mais…

Podes tambem gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Contacte-nos

 

  • Área editorial: +258 84 514 9860 / +258 84 936 6654
  • Área comercial: +258 84 910 4321

Capa do dia